PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeira resenha para o DESAFIO REALMENTE DESAFIANTE (Janeiro).

Depois de um longo tempo sem internet, voltamos as nossas publicações. risos. Esta é a primeira resenha de Desafio Realmente Desafiante que o nosso blog está participando. No mês de janeiro deveria ser lido um livro de qualquer autor europeu. Então escolhi este abaixo.


A insustentável leveza do ser de Milan Kundera.

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por cachorros, então, inexoravelmente a parte do livro que mais gostei e me emocionei foi a "Sétima parte: O sorriso de Karenin". Amei a descrição do amor entre Tereza e Karenin, um amor incondicional, do olhar de confiança de Karenin (cachorra) a Tereza, da rotina da padaria e do croissant e até mesmo a tentativa de ânimo de Tomas ao ficar de quatro e brincar com o croissant com a cachorra. Cachorros e romances a parte.
O livro “A insustentável Leveza do Ser” traz grandes contribuições para os seus leitores, e elementos novos. Milan Kundera é um escrito tcheco que viveu a Primavera de Praga, ou seja, a época em que se passa o seu romance. Viveu em um país invadido pelas forças russas. Por isso, podemos ver a todo o momento que ele não deixa de imprimir em seu romance as suas experiências de vida, as suas perspectivas do acontecimento. O que torna mais verossimilhante as narrações e as tornam mais vivas na mente do leitor.
Podemos ainda contemplar a participação direta do autor em diversos momentos em que interrompe o romance para breves explicações, como por exemplo, a explicação de como nasceram os personagens, narrando em primeira pessoa. 

“Os personagens de meu romance são minhas próprias possibilidades, que não foram realizadas. É o que me faz amá-los, todos, e ao mesmo tempo a todos temer. Uns e outros atravessaram uma fronteira que me limitei apenas a contornar. O que me atrai é essa fronteira que eles atravessaram (fronteira além da qual termina o meu eu).”

Outro fator que pode atrair a atenção dos leitores, são os elementos filosóficos que aparecem frequentemente em seu romance. São feitas menções a Parmênides , Nietzchet, até mesmo um certo grau do existencialismo de Sartre que dá sal e gosto aos conflitos humanos vividos pelos nossos personagens. São trabalhados de forma magistral o uso de diferentes conceitos como por exemplo, o par de oposto como o leve e o peso, o conceito de compaixação dentre outros (embora quisesse ficar discutindo conceitos de filosofia, não me prolongarei mais, pois não é esse, talvez infelizmente, o nosso objetivo)
Falemos agora dos personagens. Com certeza há três personagens principais: Sabina, Tereza e Tomas. O romance a todo o momento trata seus personagens de modo a dissecar as suas personalidades e os porquês de suas atitudes, comportando-se como uma análise psicológica deles, que mostra as preocupações e questões que vários seres humanos vivem.
Tereza foi uma menina que nasceu do descuido de um cara viril e uma linda moça que poderia ter qualquer homem a seus pés. A linda moça (mãe de Tereza) casou-se com o homem viril que mais tarde se tornou um marido revulsivo na visão de sua esposa. A mãe de Tereza a abandona aos cuidados do pai.  Depois da morte de seu pai, Tereza se vê obrigada a morar numa cidade do interior com sua mãe, padrasto, e seus meio irmãos. Tereza vive em um “campo de concentração” armado por sua mãe que mostra a ela a todo o momento o lado sujo e mesquinho do ser humano. Mostra o corpo com algo baixo, e comum em todas as outras mulheres. Mais refinada que os membros de sua família, Tereza busca em Tomas o amor que nunca teve e a prova de que sua mãe estava errada. Tereza não que ver seu corpo como uma coisa normal, a todo o instante tenta transparecer sua alma em seu corpo.
Tomas é jovem médico, divorciado que rompeu as ligações com o passado e vive uma vida de solteirão, tendo várias amantes. Quando conhece Tereza, por conta “de 6 acasos” acaba se apaixonando por ela. Na noite que ela fica doente e com febre no divã de sua casa, para ele, ela apareceu como uma menina jogada a um cesto as margens de um rio. Embora a ame profundamente, ele não consegue largar de uma vez por todas a sua vida de garanhão e a trai constantemente.
Sabina sem dúvida representa a leveza no parte de opostos, seu oposto é Tomas que embora seja como ela, não consegue larga Tereza que para ele em certos momentos representa o peso em sua vida. Sabina também vive uma vida de vários amantes, e como o autor coloca, uma vida de traição. Traiu os pais (desobedecendo-os), traiu o marido (abandonando-o), traiu a pátria (deixou-a sem lutar depois da invasão russa) e finalmente traiu o homem que mais amava, abandonando-o sem nenhuma explicação. Vemos no decorrer da história que em certos momentos a leveza que Sabina, por não ser de ninguém, se tornava algo insustentável.
A vida de casal de Tomas e Tereza não foi fácil, por conta da infidelidade dele. Sempre nos simpatizamos um pouco mais por Tereza, embora não conseguimos sentir raiva de Tomas. Ela sai do campo de concentração da mãe e cai do de Tomas e suas mulheres.
Para Tomas o amor não se manifesta no ato sexual em si, amor é algo mais profundo, como o desejo de compartilha o sono com alguém. Como dormir de mãos dadas com Tereza. É um “tem que ser “ (como na música de Beethoven) que o faz deixa Zurique e voltar para a cidade de Praga ocupada pela invasão russa, atrás de Tereza. Contudo, Tereza não compreende esse seu ponto de vista, para ela a fidelidade talvez seja o amor. Em busca da compreensão do ponto de vista de Tomas, ela o trai com um engenheiro, e chega ao lado mais humilhante de sua vida e ao mesmo tempo consegue contemplar o momento.
Ao fim do romance, Tereza reflete sobre a vida que passou ao lado de Tomas e percebe que talvez quem sempre tenha amado na relação entre os dois, fosse Tomas, pois esse largou tudo por conta dela: voltou de Zurique, perdeu o emprego como médico cirurgião, tornando-se limpador de janelas, depois largou a cidade de Praga e foram viver no interior se tornando caminhoneiro e chegando ao nível mais baixo possível da escala social. Ao que tudo indica, o peso (Tereza) na vida de Tomas tinha se tornado mais leve de carregar, se comparado a leveza de Sabina que se tornava em certos momentos insustentável.

Há uma única versão para os cinemas deste livro. Para baixar (download) o filme A insustentável leveza do ser clique no link abaixo:
http://www.megaupload.com/?d=4CE5VA4U

Um comentário:

  1. Huum!

    Não sei se faz meu estilo! Estou em uma fse mais romacezinho mamão com açúcar!
    =S

    Mas...Boa escolha pra Janeiro! Bopa Sorte com fevereiro!
    =D

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo!

    ResponderExcluir